Os operadores de empilhadeiras são profissionais qualificados para atuar em diversos departamentos e atividades, principalmente no transporte e armazenagem de mercadorias. Essa ocupação é uma das ocupações mais valiosas do mercado de trabalho e é uma boa forma de inserção no mercado de trabalho. Porém, para se tornar um bom profissional, o operador deve se manter atualizado e sempre atualizar seus treinamentos e cursos. Além disso, o operador deve ser um profissional, devendo sempre conhecer as condições do local e do equipamento, principalmente o pessoal próximo ao transporte e manuseio da mercadoria. Além de grandes perdas materiais, quaisquer possíveis acidentes podem causar danos graves. Ser um bom operador é ser um operador seguro e consciente, sempre mantendo a qualidade e a segurança em suas atividades.

Qual norma regulamenta o trabalho com empilhadeira?

A NR 11 – Transporte, Manuseio, Armazenamento e Manuseio de Materiais regulamenta o trabalho de empilhadeiras, guindastes, elevadores de carga, pontes rolantes e equipamentos de transporte.

É necessário ter a CNH para operar a Empilhadeira?

Não. A confusão é causada pela palavra “habilitado” na NR 11 artigo 11.1.6, mas quando NR significa “habilitado”, ela se refere ao treinamento específico para operar o equipamento, que está claramente escrito no item 11.1.5. Não é necessário ter CNH para operar a empilhadeira, muito menos participar do curso de operador de empilhadeira. Se alguma organização exigir que a CNH, a organização está completamente fora do escopo da especificação.

Deveres dos operadores de empilhadeira

Os operadores de empilhadeiras devem seguir determinados requisitos na execução das atividades de trabalho, que fazem parte de suas atribuições. Dentre essas responsabilidades, podemos citar:

Realizar um check-list das condições do local, equipamentos e outros requisitos de segurança antes de iniciar as atividades;

Respeitar os limites do equipamento, seja de velocidade ou carga. Em casos de dúvidas sobre os limites, consultar o manual ou fabricante;

Não levantar a carga com o veículo em movimento;

Manter atenção no trajeto, principalmente na presença de outras pessoas no local.

Manter a atenção, principalmente em locais muito claros ou escuros, mantendo a velocidade reduzida nestes casos;

Dicas para se tornar um bom operador de empilhadeira

Um bom operador de empilhadeira é um operador consciente e responsável. Algumas dicas que podem te ajudar em suas atividades:

  • Mantenha sempre atualizado sua habilitação e cursos de operador, além de participar de treinamentos e orientações;
  • Sempre se certifique de que o freio de mão esteja desengatado, ao iniciar a operação;
  • Mantenha o limite de velocidade dentro do padrão permitido ao local;
  • Mantenha a atenção durante o transporte da carga, principalmente com a altura;
  • Tenha atenção redobrada ao realizar curvas ou manobras;
  • Utilize todos os EPIs adequados, e sempre utilize o cinto de segurança;
  • Informe os superiores e responsáveis sempre que constatar um defeito ou problema nos equipamentos;
  • Posicione corretamente os garfos da empilhadeira;
  • Utilize de avisos sonoros (buzina) para alertar outros trabalhadores que estiverem nas proximidades, antes de seguir com sua atividade;

Essas dicas podem ajudá-lo a manter um bom padrão de qualidade e, principalmente, segurança. Esses são os principais requisitos para um bom operador de empilhadeira.

× Solicite uma proposta